Centro de Referência e Apoio à Vítima

O que é?

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, dando eficácia ao artigo 245 da Constituição Federal e ao artigo 278 da Constituição Estadual.

Tem como missão: ser referência para ações e políticas públicas que visam a superar os ciclos de violência e promover reconhecimento, cidadania e acesso aos direitos de vítimas de crimes violentos.

 

O que faz?

O CRAVI oferece atendimento público e gratuito às vítimas de crimes violentos e seus familiares. Conta com uma equipe interdisciplinar de triagem, especializada em receber, triar e encaminhar os usuários para a rede ou serviços pertinentes as suas demandas.

Também possui uma equipe interdisciplinar de atendimento especializada em acolher, atender, informar e orientar vítimas e familiares de vítimas nos casos de crimes de homicídio, latrocínio e ameaça.

O CRAVI disponibiliza espaço sigiloso e acolhedor para apoiar, escutar e cuidar do cidadão exposto ao sofrimento causado pela violência. Através do atendimento presencial e de outras ações, o programa busca facilitar o acesso a informações, orientação jurídica e serviços públicos.

A assistência às vítimas auxilia no desenvolvimento de recursos psíquicos que proporcionam atitudes positivas frente às consequências da violência e promovem a reconstrução de laços sociais, a confiança na Justiça e o exercício da cidadania.

O CRAVI identifica os problemas enfrentados pela vítima e a direciona para tratamento no próprio centro ou nas instituições parceiras do programa.

Também incentiva e promove a criação de outros serviços de atendimento às vítimas nos municípios do Estado.

O CRAVI realiza mensalmente oficinas abertas para o público sobre temas correlatos.

 

Coordenadora: Cristiane Pereira