Combate às Drogas - Secretário da Justiça e Cidadania visita o CRATOD

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, realizou nesta terça-feira (14) uma visita técnica ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD), equipamento público localizado no Bom Retiro, na capital.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações e o funcionamento do CRATOD, centro de referência voltado para a prevenção e tratamento dos transtornos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas, dispondo inclusive de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD), para atendimento aos usuários dependentes e suas famílias. Também é responsável pela organização, capacitação e manutenção das Redes de Tratamento do Tabagismo e Rede Recomeço no estado de São Paulo.

Além de promover atendimento contra a dependência química, a unidade realiza a capacitação de profissionais de saúde para a implantação de Caps AD em municípios, sendo referência em orientações à população sobre os riscos do consumo de derivados do tabaco, álcool e demais drogas.

Acompanhado da secretária executiva, Ana Paula Bandeira Lins, o secretário Paulo Dimas Mascaretti a explanação sobre o funcionamento da unidade feita pelo secretário da Saúde, José Henrique Germann Ferreira; pelo diretor-executivo do CRATOD e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), Marcelo Ribeiro, e pelo juiz de Direito Samuel Karasin.

O secretário visitou todas as instalações do CRATOD, incluindo o Anexo Judiciário que funciona na unidade desde 2013, graças a convênio firmado entre o Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil e o Governo do Estado. (OAB), atuando na apreciação dos pedidos de tutela de urgência envolvendo pacientes dependentes químicos, inclusive de internação compulsória.

 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Compartilhe esta notícia: