Projetos

CASAMENTO COMUNITÁRIO:

O Casamento Comunitário tem como objetivos a regularização da situação civil em comunidades carentes, o fortalecimento do vínculo familiar e a realização do sonho dos casais que não possuem condições de arcar com os custos do casamento no civil.

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA:

O projeto Educação para Cidadania tem como princípios a autodeterminação das comunidades urbanas e a promoção da inclusão de grupos socialmente marginalizados por quaisquer motivos (gênero, raça, renda, orientação sexual, identidade de gênero, deficiências) por meio da educação para a cidadania.

Pretende propor às comunidades a reflexão sobre seus direitos e deveres a partir da perspectiva local. Procura suscitar temas de direitos humanos por meio de problemáticas locais levantadas pelas próprias comunidades, com foco preferencial nos direitos difusos, promovendo o fomento à vida comunitária.

Os locais para a realização do Projeto Educação para a Cidadania podem ser escolas da rede pública de educação ou associações de bairro.

São utilizadas técnicas de comunicação diferentes do modelo de palestra, principalmente quando se trata do público infanto-juvenil. Os profissionais inserem vídeos, peças teatrais e dinâmicas de grupo para tornar o encontro atrativo e produtivo.

CIDADANIA EM MOVIMENTO:

O projeto Cidadania em Movimento busca aproximar o Estado da comunidade, proporcionando que esses dois atores atuem de forma integrada.

Oferece serviços da Secretaria da Justiça e Cidadania e de seus parceiros à população que vive em regiões de alta vulnerabilidade social, como documentação (RG, CTPS, Certidões de nascimento, casamento e óbito), orientação jurídica, social e previdenciária, balcão de emprego, apresentações culturais (música, artesanato, dança), oficinas e brincadeiras para crianças, orientações e serviços de saúde (testes de glicemia e de doença sexualmente transmissíveis; medição de pressão arterial e de peso e altura, atividades de beleza como, corte de cabelo, manicure e limpeza de pele.

Procura, assim, assegurar a democratização do acesso à justiça e à cidadania, bem como o envolvimento com a comunidade local e com o terceiro setor, construindo um projeto comum, voltado para a melhoria das condições de vida em nível do bairro, da cidade e em último plano do Estado.

PROJETO SABADANIA:

O Projeto Sabadania visa a promover nas regiões das Unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) atividades e serviços que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

São oferecidas serviços que não são prestados durante a semana, tais como: triagem e encaminhamento odontológico e oftalmológico, exame de pressão arterial, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, e orientação social e jurídica, dentre outros. Além disso, desenvolvem-se atividades culturais com foco no trabalho desenvolvido pela comunidade local, como shows, jogo de capoeira, apresentação de teatro, e mostra de artesanato, dentre outras.

PROJETO CIDADANIA ITINERANTE:

Consiste em levar serviços e atividades relacionadas ao CIC, além de orientação e acolhimento de denúncias relacionados aos Programas e Coordenadorias da SJC, para populações em regiões de vulnerabilidade social do Estado de São Paulo, por meio de 03 unidades móveis.
Estas Unidades Móveis irão percorrer cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo levando os seguintes serviços:
  a)   do Programa CIC – Centro de Integração da Cidadania – como, pedidos de emissão de 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, atestado de antecedentes criminais, pedido de emissão de Carteira de Trabalho Digital e entrada de Seguro Desemprego, emissão de 2ª via de CPF, emissão de 2ª via de contas de água e luz, elaboração de Currículo Vitae.
  b)   das Coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual, de Política para a População Negra e Indígena, de Política para as Mulheres, NETP – Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, CRAVI – Centro de Referência e Apoio à Vitima de Violência, CGDH – Coordenadoria Geral de Direitos Humanos, Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania e o PPCAM – Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte.

NÚCLEOS DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA:

A Mediação é um processo no qual duas pessoas em litígio são convidadas a procurar uma alternativa pacífica para a solução de seus conflitos. Com o auxílio de um mediador comunitário, capacitado nas técnicas de mediação, ambos os lados têm a oportunidade de investigar seus verdadeiros interesses diante do conflito e alcançar soluções possíveis, baseadas em suas demandas e expectativas futuras.

Nos Núcleos de Mediação Comunitária, a mediação de conflitos é realizada por mediadores voluntários pertencentes à própria comunidade. Assim, capazes de compartilhar identidade (valores, linguagem, código de conduta) com os mediados, os mediadores têm maior capacidade de facilitar o diálogo entre as partes e de auxiliá-las a desenvolver soluções criativas para o conflito, levando em conta sua realidade local.

FEIRÃO DE EMPREGO:

O Feirão de Emprego acontece nos espaços do Centro de Integração da Cidadania (CIC). Ele é resultado de parcerias com o Posto de Atendimento ao Trabalhador, com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, com empresas privadas e com agências de emprego.

São realizadas no Feirão de Emprego várias atividades como: encaminhamentos para vagas de emprego na região; cadastramento no Balcão de Emprego; elaboração de currículos; processo de seleção e entrevistas para vagas de emprego; inscrição para cursos de qualificação profissional no CIC; orientação para emissão da Carteira de Trabalho Digital; capacitações de como se portar em entrevistas de emprego.

CAM – CENTRO DE AUXÍLIO À MULHER:

O Centro de Auxílio à Mulher tem o objetivo de prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência de forma segura e sigilosa. O CAM é constituído por uma equipe multiprofissional qualificada e trabalha por meio de uma atuação articulada com instituições governamentais e não governamentais, que tratam da proteção às mulheres em situação de violência. O CAM está presente nos Centro de Integração da Cidadania – CIC Leste/Itaim Paulista, CIC Oeste/Jaraguá, CIC Norte/Jova Rural e CIC Ferraz de Vasconcelos.

Governo do Estado de SP