Ir para o conteúdo

Imesc

Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, foi instituído em 1970, por meio do Decreto-lei 237. Dentro de toda sua trajetória, o instituto sempre esteve voltado ao atendimento ao público e à pesquisa científica.

A partir de 1995 houve uma modernização administrativa e tecnológica com a implantação de sistemas automáticos para investigação de paternidade pela pesquisa de antígenos leucocitários (detecção de HLA) e eritrocitários (detecção dos sistemas ABO, RH, DUFF, MnSs, Kidd, Kell-cellano). Em 2000 houve uma remodelação tecnológica com a introdução da investigação do vínculo genético por análise de DNA e em 2004 houve novo aporte tecnológico, permitindo a automação dos exames para um sistema mais eficiente e seguro.

No ano de 2005 foi implantada nova técnica para a coleta e a extração de DNA, por meio de cartões especiais, tornando menos traumática a coleta de material biológico, sobretudo, das crianças. Com essas medidas, o Imesc é considerado um dos maiores e mais modernos centros de Investigação de Paternidade do mundo, incrementando em 159% na expedição de laudos no período de 2001/2006 em relação a igual período anterior.

O Imesc também faz perícias médicas das mais diversas especialidades, mantendo constante política de atualização e capacitação do quadro de peritos, através de cursos direcionados aos profissionais da Medicina Legal, visando sempre perícias de melhor qualidade e respaldo técnico para o cidadão.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo é pioneiro na utilização de recursos da telemática para a prática preventiva do uso indevido de drogas no Brasil, por meio do Centro de Informações sobre Drogas (INFOdrogas). O conteúdo informativo do INFODrogas pode ser consultado pela internet, no endereço www.imesc.sp.gov.br/infodrog.htm.

Além destas atividades, o Imesc também colabora com a Universidade de São Paulo (USP) nas atividades docentes e de pesquisas referentes às matérias técnico-científicas.

Contato

PABX: (11) 3821 1200
Site: www.imesc.sp.gov.br

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Pátio do Colégio, 148 / 184 - Centro
CEP 01016-040 - São Paulo - SP
PABX (11) 3291 2600